Sobre o Sesc Bertioga

Uma história com muitas curiosidades

1940's

No dia 30 de outubro de 1948 foi inaugurada a Colônia de Férias Ruy Fonseca, projetada pelo engenheiro Prestes Maia, com 28 casas pré-fabricadas que acomodavam 200 hóspedes. O projeto foi pioneiro em associar o bem-estar e o desenvolvimento sociocultural dos trabalhadores.

O primeiro registro de atividades musicais no Sesc informa a realização, durante o ano de 1949, de 37 shows, sendo 36 na Colônia de Férias de Bertioga e um em São Paulo, no Conservatório Dramático e Musical.

1950's

Segundo a edição de agosto de 1956 da Revista do Comerciário, 40.367 pessoas aproveitaram as férias na Colônia do Sesc entre 1948 e 1955.

Ao completar 10 anos, em 30 de outubro de 1958, a Colônia de Férias Ruy Fonseca ganhou uma edição comemorativa da Revista do Comerciário (pdf) e conquistou a marca de 63.839 caravanistas.

1960's

Em 1960, foi inaugurada a reprodução da gruta milagrosa de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadette, oferecida por Dona Olga Monteiro, esposa de David Portes Monteiro, então presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac.

Construído entre 1962 e 1964, o ginásio foi projetado por Ícaro de Mello Castro, arquiteto que desenhou outros espaços esportivos bastante conhecidos, como o Ginásio do Ibirapuera, por exemplo.

Uma das características marcantes de sua obra, que pode ser claramente percebida no ginásio do Sesc Bertioga, é a utilização de diversos sistemas de infraestrutura, combinando vigas de madeira a estruturas de concreto armado, pórticos e treliças. Na unidade, chamam a atenção os encaixes entre as pilastras de pedra que emolduram o jardim externo e as grandes vigas de madeira pintada de vermelho que sustentam o teto.

1970's

1980's

Inaugurado em 3 de junho de 1989, o parque aquático tem projeto arquitetônico do escritório Botti Rubin, que também desenhou parte dos complexos de Santos e de Interlagos. Conta com três grandes piscinas: uma para os adultos (com profundidades que variam de 45 cm a 1,45 m), uma para as crianças (com profundidades que vão de 10cm a 60 cm) e outra reservada à prática de biribol (com profundidade de 1,20m).

1990's

O projeto Avifauna foi implantado em 1992 para recuperar a fauna original da região.

Em 1997, o Sesc Bertioga e o Sesc Pompeia sediaram o Encontro Internacional “Aliança Para Um Mundo Solidário e Responsável”, com atividades que focavam no tema da cidadania mundial. A programação, marcando a Manifestação Pública da Aliança em São Paulo, incluiu relatos de experiências, shows musicais, apresentações artísticas e o lançamento da “Declaração de São Paulo Para Um Mundo Responsável e Solidário”.

2000's

Nos primeiros meses do ano 2000, o Sesc Bertioga atingiu o ponto máximo de sua capacidade de trabalho. Durante aquele ano, recebeu mais de 180 mil pessoas.

Entre 3 e 9 de maio de 2000, cerca de mil idosos se reuniram em Bertioga para uma maratona de atividades culturais e esportivas. Desde então, o encontro se repete a cada dez anos com os integrantes dos grupos de Terceira Idade do Sesc do Brasil.

Em 2008, foi criado o Centro de Educação Ambiental (CEA), com ações educativas para estudantes e hóspedes.

2010's

Em 6 de maio de 2012 foi formalizado o processo de criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), lançada oficialmente em 2016. É a primeira RPPN do Estado de São Paulo dentro dos domínios de Mata Atlântica com predominância de Floresta Alta de Restinga.

Ao longo desses quase 70 anos, muitas práticas sustentáveis foram adotadas, como o sistema de tratamento de esgotos, o viveiro com mudas de espécies nativas da região para plantio dos jardins e a captação de água da serra.

Atualmente, o Centro de Férias Sesc Bertioga tem 12 conjuntos de apartamentos, 50 casas, e realiza reservas on-line. Recebe hóspedes, visitantes de um dia e moradores que participam das programações. São atendidas por volta de duas mil pessoas por dia.